top of page

ARTRITE PSORIÁSICA

A Artrite Psoriática é uma doença autoimune que pode ser difícil de identificar, especialmente para quem não está familiarizado com esse tipo de condição. As doenças autoimunes são aquelas em que o sistema imunológico, que normalmente protege o corpo contra infecções, começa a atacar os próprios tecidos do corpo por engano.

Hoje, vamos falar sobre os sintomas da Artrite Psoriática, seu diagnóstico e tratamento.

 

O que é a Artrite Psoriática?

A Artrite Psoriática é uma forma de artrite que afeta algumas pessoas que com histórico pessoal de psoríase ou familiares de 1 e 2 grau com a doença. Uma condição dermatologica/de pele que se caracteriza pelo aparecimento de lesões avermelhadas e escamosas, mais comumenete em couro cabeludo, cotovelos, joelhos mas que pode afetar outros locais de pele incluíndo unhas. Na Artrite Psoriática, além dessas manchas na pele, ocorre a inflamação das articulações, causando dor, rigidez e inchaço. (na artrite psoriásica as lesões de psoríase não precisam estar presentes no momento da artrite, tanto que consideramos histórico pessoal e familiar para diagnóstico. A psoríase apresenta-se antes da artrite psoriásica na maioria das vezes)

 

Sintomas para ficar atento

Podendo variar bastante de uma pessoa para outra, os sintomas da Artrite Psoriática também podem se assemelhar aos de outras doenças. Por isso, é importante estar atento aos seguintes sinais:

 

 

1.    Dor e Inchaço nas Articulações: Um dos sintomas mais comuns é a dor nas articulações, que podem estar inchadas e sensíveis ao toque. As articulações mais afetadas costumam ser os dedos das mãos e dos pés, os joelhos, tornozelos e a coluna. (coluna não incha)

 

 

2.    Rigidez Matinal: Muitas pessoas com Artrite Psoriática sentem rigidez nas articulações, especialmente pela manhã ou após períodos de inatividade. Isso pode dificultar os movimentos e causar desconforto ao começar o dia tanto na coluna quanto nas articulações.

 

 

3.    Dactilite: É o inchaço intenso dos dedos das mãos ou dos pés, que podem ficar com um aspecto de "dedos em salsicha".

 

 

4.    Lesões na Pele: Como a Artrite Psoriática está frequentemente associada à psoríase, é comum a presença de lesões na pele que podem ser vermelhas, escamosas e pruriginosas (causar coceira). (mas basta ter tido lesões em algum momento da vida ou história familiar de)

 

 

5.    Alterações nas Unhas: Unhas com pequenos buracos (pitting), descolamento ou espessamento também são sinais que podem acompanhar a Artrite Psoriática.

 

 

6.    Fadiga: O cansaço extremo é um sintoma comum e pode afetar a qualidade de vida, dificultando a realização de atividades diárias.

 

 

7.    Inflamação Ocular: Em alguns casos, pode ocorrer uveíte, uma inflamação na parte interna dos olhos, causando dor, vermelhidão e visão embaçada.

 

 

8.    Inflamação intestinal

 

Como é feito o diagnóstico?

Diagnosticar a Artrite Psoriática pode ser desafiador, especialmente porque seus sintomas podem se sobrepor aos de outras formas de artrite, como a Artrite Reumatoide. Aqui estão os principais passos para o diagnóstico:

 

 

1.    Histórico Clínico e Exame Físico: O médico perguntará sobre seus sintomas, histórico familiar de psoríase ou outras doenças autoimunes, e realizará um exame físico detalhado para verificar inchaço, sensibilidade e lesões na pele e nas unhas.

 

 

2.    Exames de Sangue: Embora não haja um teste específico para Artrite Psoriática, exames de sangue podem ser realizados para descartar outras condições, como a Artrite Reumatoide. Testes inflamatórios, como a velocidade de hemossedimentação (VHS) e a proteína C-reativa (PCR), podem indicar inflamação no corpo.

 

 

3.    Exames de Imagem: Raios-X, ressonância magnética (RM) ou ultrassonografias podem ser usados para avaliar a inflamação nas articulações e detectar danos nos ossos.

 

 

4.    Avaliação Dermatológica: Um dermatologista pode ser consultado para confirmar a presença de psoríase, se houver lesões de pele suspeitas.

 

Artrite Psoriática: tem cura?

O tratamento da Artrite Psoriática visa controlar a inflamação, aliviar os sintomas e prevenir danos nas articulações. Pode incluir:

  • Medicamentos Anti-inflamatórios: Para reduzir a dor e a inflamação.

  • Medicamentos Antirreumáticos Modificadores da Doença sintéticos (DMARDs): Para retardar a progressão da doença.

  • Medicamentos Antirreumáticos Modificadores da Doença Biológicos: Tratamentos mais avançados que podem ser usados em casos moderados a graves.

  •  Fisioterapia: Para melhorar a mobilidade e a força das articulações.

  • Mudanças no Estilo de Vida: Manter um peso saudável, praticar exercícios regularmente e adotar uma dieta balanceada podem ajudar a manejar a doença.

 

 

Estou em dúvida. O que devo fazer?

Reconhecer os sintomas da Artrite Psoriática e procurar ajuda médica são passos cruciais para um diagnóstico e tratamento adequados.

Se você tem notado dor persistente nas articulações, lesões de pele ou qualquer outro sintoma mencionado, não hesite em buscar uma avaliação médica.

No Ciclo - Centro de Imunoterapia da CliniOnco, você pode contar com todo suporte e cuidado especializado que lhe ajudará a entender melhor sua condição e encontrar o tratamento adequado a fim de proporcionar mais qualidade de vida.

 

Fique atento aos sintomas e procure ajuda!

Se você apresenta algum desses sintomas, agende uma consulta conosco para uma avaliação detalhada.

A saúde é um bem precioso e cuidar dela é fundamental.

QUESTIONÁRIO PEST É UMA FERRAMENTA SIMPLES E ÚTIL DA DETECÇÃO DA AP
Você já teve uma articulação ou articulações edemaciada?
Algum médico já lhe disse que você tem artrite?
As unhas dos pés ou das mãos tem orifícios ou cavidades?
Você já teve dor no calcanhar?
Você já teve um dedo da mão ou d pé completamente edemaciado e dolorido sem motivo aparente?

Obrigado(a)

Cada pergunta respondida afirmativamente equivale a 1 ponto.

Um escore total de 3 pontos ou mais é indicativo de Artrite Psoriásica

bottom of page